110 CIRURGIAS DE CATARATA! PORTEIRAS VIRA REFERÊNCIA NO ATENDIMENTO.



Pacientes são acolhidos pelo prefeito Fábio Pinheiro, primeira-dama Sissí 
(casal ao centro), secretária de Saúde Joana Inácio e diretor do Hospital, Aroldo Teixeira. 
(Registro de agosto de 2017)
Em menos de 08 meses, 110 pessoas foram atendidas com cirurgias de catarata em Porteiras, o mais recente e ousado investimento feito pelo Governo Municipal em favor dos porteirenses que foram aprovados nas avaliações oftalmológicas para o procedimento.

Desde agosto de 2017 - quando as primeiras 30 pessoas foram  atendidas -  correções cirúrgicas são realizadas no Hospital Municipal de Porteiras, trabalho que vem despertando atenção e inspirando vários outros municípios do estado, que agora passam a planejar ações do tipo. Para o prefeito Fábio Pinheiro Cardoso, esta inovadora iniciativa é gratificante, porque devolve a muitos porteirenses a autoestima.

Neste mês de março, a equipe médica responsável pelas cirurgias realizou mais uma etapa de revisão, como parte do processo de acompanhamento dos beneficiários.


Fotos: arquivo

O que é catarata?
A catarata ocular é uma doença em que o cristalino, a lente natural dos olhos, perde sua transparência e começa a ficar opaco. Ela pode causar perda parcial ou total da visão (cegueira), além de deixar a visão turva ou embaçada, diminuir a visão noturna e causar fotofobia (hipersensibilidade à luz).

Essa condição se desenvolve lentamente, muitas vezes passando despercebida antes de causar algum sintoma mais grave. Antes de evoluir, o uso de óculos pode ajudar a lidar com a doença, mas quando ela se torna mais grave, a cirurgia de catarata é necessária.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a catarata é responsável por 47,8% de todos os casos de cegueira no mundo. Entre as pessoas com mais de 65 anos, quase metade sofre com o problema. Sendo assim, a causa mais comum para o surgimento da doença é o envelhecimento.

https://minutosaudavel.com.br/catarata-o-que-e-tipos-sintomas-cirurgia-tem-cura/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A TRISTE PARTIDA DE UM SACERDOTE

POPULAÇÃO DE PORTEIRAS 'ENCOLHEU' EM 10 ANOS

PURA SEMELHANÇA OU MERA COINCIDÊNCIA?