110 CIRURGIAS DE CATARATA! PORTEIRAS VIRA REFERÊNCIA NO ATENDIMENTO.
Pacientes são acolhidos pelo prefeito Fábio Pinheiro, primeira-dama Sissí
(casal ao centro), secretária de Saúde Joana Inácio e diretor do Hospital, Aroldo Teixeira.
(Registro de agosto de 2017) |
Em menos de 08 meses, 110 pessoas foram atendidas com cirurgias de catarata em Porteiras, o mais recente e ousado investimento feito pelo Governo Municipal em favor dos porteirenses que foram aprovados nas avaliações oftalmológicas para o procedimento.
Desde agosto de 2017 - quando as primeiras 30 pessoas foram atendidas - correções cirúrgicas são realizadas no Hospital Municipal de Porteiras, trabalho que vem despertando atenção e inspirando vários outros municípios do estado, que agora passam a planejar ações do tipo. Para o prefeito Fábio Pinheiro Cardoso, esta inovadora iniciativa é gratificante, porque devolve a muitos porteirenses a autoestima.
Neste mês de março, a equipe médica responsável pelas cirurgias realizou mais uma etapa de revisão, como parte do processo de acompanhamento dos beneficiários.
Fotos: arquivo
A catarata ocular é uma doença em que o cristalino, a lente natural dos olhos, perde sua transparência e começa a ficar opaco. Ela pode causar perda parcial ou total da visão (cegueira), além de deixar a visão turva ou embaçada, diminuir a visão noturna e causar fotofobia (hipersensibilidade à luz).
Essa condição se desenvolve lentamente, muitas vezes passando despercebida antes de causar algum sintoma mais grave. Antes de evoluir, o uso de óculos pode ajudar a lidar com a doença, mas quando ela se torna mais grave, a cirurgia de catarata é necessária.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a catarata é responsável por 47,8% de todos os casos de cegueira no mundo. Entre as pessoas com mais de 65 anos, quase metade sofre com o problema. Sendo assim, a causa mais comum para o surgimento da doença é o envelhecimento.
https://minutosaudavel.com.br/catarata-o-que-e-tipos-sintomas-cirurgia-tem-cura/
Comentários
Postar um comentário