O BRILHO PORTEIRENSE QUE ATRAVESSA FRONTEIRAS

Por Luis Carlos Coutinho
Personalidades, profissionais que dedicam suas vidas à inovação, e em troca recebem a notoriedade pelo que fazem. Porteiras criou, hospedou ou apenas acolheu grandes figuras que hoje brilham nas mais variadas áreas mundo à fora. O BLOG DO LUIS CARLOS PRESTA UM JUSTO TRABALHO DE RECONHECIMENTO, INDEPENDENTE DE OPÇÕES IDEOLÓGICAS, A QUEM BATE NO PEITO E DIZ "SOU PORTEIRENSE!".

CONFIRA LISTA DE PERSONAGENS QUE ELEVAM O NOSSO NOME AO MAIS ALTO PEDESTAL:
Jornalista e escritor Bento Soares passou parte de sua juventude em Porteiras. Morando atualmente em João Pessoa (PB), Bento mantém seus vínculos assíduos por aqui e compartilha boas memórias com amigos. Em 2006 ele esteve no Programa do Jô (TV Globo), lançando o livro de sua autoria, "Vendo o Jogo Pelo Rádio".

  Filha de Adeomi Tavares Limeira (Bibi Lobório), Cynthia Tavares foi a primeira repórter feminina a integrar o seleto time da TV Verdes Mares Cariri. Feliz por ter realizado o sonho de seu avô materno, Raimundo Tavares (in memorian) de um dia vê-la na TV, Cynthia assim o fez e 'seu' Raimundo pôde, enfim, descansar em paz. Ela tem sido uma referência no jornalismo regional. A partir de outubro de 2011, a jovem dá um tempo nos flashes e câmeras e vai assumir uma vaga no TRF - Tribunal Regional Federal.

Francisco Irandir Tavares (Dr. Chico de Isa), ex-vereador e ex-vice-prefeito de Porteiras é engenheiro sanitarista dos mais conceituados e hoje atua como fiscal da empresa MWH Brasil nas obras da Transposição do Rio São Franciso, loteSalgueiro-PE.Aliásm foi para essa obra federal que Irandir encaminhou mais de 80 porteirenses, pais de familia em sua maioria, para o trabalho de execução. Uma ação que gera emprego e renda.
Dr. Napoleão Tavares Neves, é
 médico, jornalista, escritor e historiador. Filho natural de Jardim-CE, residente em Barbalha,  porteirense por adoção e convivência é produndo conhecedor da história de uma região. De linguagem fácil e objetiva, Dr. Napoleão é o que podemos chamar de 'enciclopédia humana'.

Jovem jornalista Luciélio Guimarães. Filho de modesta família porteirense, hoje mora em São Paulo, onde se formou e empresta seus conhecimentos à emissoras de TV (Band, Record, SBT etc) e já foi garoto-propaganda da Tele Sena e outras campanhas publicitárias.
Grande pessoa e profissional exemplar, doutora Norma Novais é psicóloga e escritora. Além de colaborar com os serviços públicos de sua terra natal, Norma Novais tem uma coluna no Jornal O POVO de Fortaleza. Seu mais recente trabalho como escritora lírica "Expressando Existência" é de uma singularidade impressionante da poesia.





Rebeca Sampaio Cardoso. Nome forte, imagem de encantar as passarelas do mundo da moda. Rebeca é modelo internacional, filha do casal Fábio Pinheiro e Sissi Sampaio, ela já participou de reallity show no Reino Unido e estampou as mais importantes grifes mundo à fora. Formada em estilismo na Inglaterra, onde reside, Rebeca tem a sutileza de uma diva.

Essencialmente nossa, da gente... 'Di Nóis'. A banda Forró Di Nóis tem levado o ritmo de Porteiras pelos quatro cantos do Nordeste e se tornou indispensável nos mais tradicionais eventos do Cariri, Inhamuns, Sertão Central e invadiu as casas de show de Fortaleza.


Aqui está, em carne, sentimento e coração a maior expressão porteirense. Ronaldo Angelim, o ex-lavrador que virou ícone da maior torcida do mundo.

Comentários

  1. Homenagens merecidas....claro, que todos os Porteirenses merecem homenagens.Mas, eu agradeço ao Luis Carlos pelo reconhecimento.É sempre bom saber que o nosso trabalho está dando certo.:)

    ResponderExcluir
  2. uma homenagem mas que merecida .. e parabéns pelos seus TALENTOS.

    ResponderExcluir
  3. Meu amigo.. Boa tarde.
    Bom estou aqui mais uma vez pedido em nome de toda comunidade que você nos ajude dando uma alerta sobre a água pois ja esta com 16 dias que não temos água em nossas casas.
    Obrigado cicinha lima.

    ResponderExcluir
  4. Muito bem, Cicinha, mas faltou voce dizer onde é que falta água. Abraços!

    ResponderExcluir
  5. um dia estarei nesta lista de homenageados. nao precisa se perguntar quem eu sou, quando a minha flor do sucesso profissional desabrochar todos (ou quase todos)me conhecerão. sou mais uma sonhadora,que busca não a melhor area do conhecimento, mas ser UM PROFISSIONAL DE DESTAQUE no que faço. Busco ser o melhor da minha area, nao querendo tomar o lugar de ninguem,mas ocupando aquele que é meu de direito,por que eu lutei e me esforcei pra tal finalidade.PARABENS A TODOS OS HOMENAGEADOS! obrigada pela atençao! e até breve...
    JDSG

    ResponderExcluir
  6. bela homenagem, mas tem muitos porterenses que da ir sairam,por falta de opotunidade até mesmo pra estudar,agente que morava no sítio, sabe o quanto era dificil concluir o ensino fundamental.e ensino medio,nos ano 80,tinha que ir pra brejo santo,e da chefia do municipio,eu uovi um dia,falar pra DONA MUNDINHA,a frase,que até hoje ñ consegui esquecer,{MUNDINHA,ESTUDO É PRA QUEM PODE,FILHO DE POBRE Ñ PRECISA ESTUDAR,QUE FICA MUITO SABIDO.MAS ELA Ñ DESISTIA, E BRIGAVA PRA EMPLANTAR O ENSINO MÉDIO.NO MUNICIPIO,E COM TD RAZÃO EU VI,MUITOS FILHOS DE POBRES HOJE EMPRESÁRIO EM SERVIÇO PUBLICO SÃO DESTAQUE,POR ONDE PASSA...

    ResponderExcluir
  7. EU RESOLVI 'PERMITIR' ESSE COMENTÁRIO ANÔNIMO PORQUE CONCORDO COM ELE, MAS QUERO DIZER QUE NAVIDA, NATURALMENTE AS COISAS EVOLUEM: A SOCIEDADE, O PENSAMENTO...TUDO. ABRAÇOS!

    ResponderExcluir
  8. E DIGO MAIS, DONA MUNDINHA TAMBÉM MERECE O RECONHECIMENTO DE PORTEIRAS, COMO UMA 'GUERREIRA' QUE SEMPRE FOI. EU AINDA ADICIONARIA, MESMO QUE ELE RESIDA HOJE FORA DO MUNICIPIO, MAS PELA NOTORIEDADE QUE TEM EM SUA ÁREA, O MÉDICO FCO. JUCIER DE LIMA. UM RAPAZ QUE TEM BOM MERCADO NO CEARÁ, PARAÍBA E PERNAMBUCO.

    ResponderExcluir
  9. Muito boa homenagem Luiz Carlos! Esses homenageados são alguns dos muitos Porteirenses que merecem toda a admiração e repeito de todos, embora alguns não se considerem "Porteirenses" e na maioria das vezes dizem ser de outras cidades, mas isso é o de menos... Belo comentário anônimo, quando se diz que antigamente diziam que FILHO DE POBRE NÃO PRECISA ESTUDAR, POIS FICA SABIDO, comentário este que muitos sabem de onde vinha, mas, isso é o de menos hoje, porque muitos PAIS E MÃES POBRES não ouviram tal comentário e lutaram para formar seus filhos e venceram, assim como ainda tem muitos na luta, mesmo com a falta de ajuda do alto escalão, destaques esses, não somente, são os filhos dos sítios Moreira, Besouro e Caracuí, três sítios exemplos e pioneiros na busca do conhecimento e formação fora da "grades" Porteirenses, não diminuindo os méritos dos outros que buscaram os mesmo (de outros sítios e da zona urbana), dentre esses filhos ilustres foi citado o Dr. Jucier, como também tem outros das famílias Honorato, Cruz, Inácio, Baião, Lima, dentre outros merecedores de homenagens que se destacam em outras áreas em todo o Brasil...

    Você também meu caro Luiz Carlos, hoje tido como Porteirense, merece tal homenagem, pois longe de sua cidade natal tem se destacado no âmbito de sua área e conquistado seus telespectadores!

    PARABÉNS PELO POST!

    POR PORTEIRAS SEMPRE MELHOR E COM SAÚDE, EDUCAÇÃO E OBSTANTE COM "PORTEIRENSES CADA VEZ MAIS 'SABIDOS'!

    Wagner Leite

    ResponderExcluir
  10. Muito boa homenagem Luiz Carlos! Esses homenageados são alguns dos muitos Porteirenses que merecem toda a admiração e repeito de todos, embora alguns não se considerem "Porteirenses" e na maioria das vezes dizem ser de outras cidades, mas isso é o de menos... Belo comentário anônimo, quando se diz que antigamente diziam que FILHO DE POBRE NÃO PRECISA ESTUDAR, POIS FICA SABIDO, comentário este que muitos sabem de onde vinha, mas, isso é o de menos hoje, porque muitos PAIS E MÃES POBRES não ouviram tal comentário e lutaram para formar seus filhos e venceram, assim como ainda tem muitos na luta, mesmo com a falta de ajuda do alto escalão, destaques esses, não somente, são os filhos dos sítios Moreira, Besouro e Caracuí, três sítios exemplos e pioneiros na busca do conhecimento e formação fora da "grades" Porteirenses, não diminuindo os méritos dos outros que buscaram os mesmo (de outros sítios e da zona urbana), dentre esses filhos ilustres foi citado o Dr. Jucier, como também tem outros das famílias Honorato, Cruz, Inácio, Baião, Lima, dentre outros merecedores de homenagens que se destacam em outras áreas em todo o Brasil...

    Você também meu caro Luiz Carlos, hoje tido como Porteirense, merece tal homenagem, pois longe de sua cidade natal tem se destacado no âmbito de sua área e conquistado seus telespectadores!

    PARABÉNS PELO POST!

    POR PORTEIRAS SEMPRE MELHOR E COM SAÚDE, EDUCAÇÃO E OBSTANTE COM "PORTEIRENSES CADA VEZ MAIS 'SABIDOS'!

    ResponderExcluir
  11. Muito boa homenagem Luiz Carlos! Esses homenageados são alguns dos muitos Porteirenses que merecem toda a admiração e respeito de todos, embora alguns não se considerem "Porteirenses" e na maioria das vezes dizem ser de outras cidades, mas isso é o de menos...
    Belo comentário anônimo, quando se diz que antigamente diziam "FILHO DE POBRE NÃO PRECISA ESTUDAR, POIS FICA SABIDO", comentário este que muitos sabem de onde surgia, mas, isso é o de menos hoje, porque muitos PAIS E MÃES POBRES não ouviram tal comentário e lutaram para formar seus filhos e venceram, assim como ainda tem muitos na luta, mesmo com a falta de ajuda do alto escalão, destaques esses, não somente, são os filhos dos sítios Moreira, Besouro e Caracuí, três sítios exemplos e pioneiros na busca do conhecimento e formação fora das "grades" Porteirenses, não diminuindo os méritos dos outros que buscaram os mesmo (de outros sítios e da zona urbana), dentre esses filhos ilustres foi citado o Dr. Jucier, como também tem outros das famílias Honorato, Cruz, Inácio, Baião, Lima, etc., dentre outros merecedores de homenagens que se destacam em outras áreas em todo o Brasil...

    Você também meu caro Luiz Carlos, hoje tido como Porteirense, merece tal homenagem, pois longe de sua cidade natal tem se destacado no âmbito de sua área e conquistado seus telespectadores!

    WAGNER LEITE HONORATO

    ResponderExcluir
  12. acresentaria a está lista,do sitio barriguda o dr. joão tavares,dr.raimundo, dr gilberto... e muitos que se formaram,com ajuda da queles que dali saiam,tocando a produção de frutas carregadas em lombo de buricos pra brejo santo, e jardim.e tb dali os rapaduras e farinhas do pé de serra.ei porteiras que tranformação. graças os pobres que ficaram sabidos...parabens pelo blog..

    ResponderExcluir
  13. Realmente embora alguns não se dizem porteirenses, eu sim tenho orgulho de porteiras... mas quem sou eu? Não sou nenhum "famoso" muito menos com formação superior (ainda não). Porteiras hoje é motivo de orgulho, pois não so esses que forão citados, mas há inumeras "estrelas" em Porteiras, muita gente honesta, guerreira e do bem, que passam por muitas dificultades para conseguir um futuro melhor, e conseguem! Infelizmente alguns não reconhecem suas origens, espero que algum dia reconheça e não tenham "vergonha" de ter nascido, criado e educado em cidades mais humildes. Parabéns pelo blog. Otima ideia de mostrar Porteiras nas "redes sociais".

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

PURA SEMELHANÇA OU MERA COINCIDÊNCIA?

POPULAÇÃO DE PORTEIRAS 'ENCOLHEU' EM 10 ANOS

A TRISTE PARTIDA DE UM SACERDOTE