BALADA Nº 4 - OBRIGADO POR TUDO, 'MAGRO DE AÇO!'.
Por Luis Carlos Coutinho
Mais uma bela história de amor chega ao fim neste dia 04 de dezembro de 2011. As pernas cansadas, o fôlego curto, o sorriso caleijado já não permitem seguir em frente, não dentro de um sonho que originou uma das mais emocionantes sagas de um herói do sertão. De suas passadas ignoradas pela vasta vegetação do Cariri, em outros tempos, às mais largas passadas no verde de um Maracanã, em tarde de Fla-Flu ou de um Engenhão frenético de ardor. O sonho acabou. Já não veremos mais aquele soco no ar, aquela lágrima tímida correndo pro abraço, aquele olhar sofrido de uma infância dolorosa, aliviada com o peso da fama que carregou, aqueles berros de José Carlos Araújo pela Rádio Globo, ou de Luiz Penido pela Super Tupi, ao invadir de um gostinho transcendental nossas veias com um grito de gol, aquelas serenas e humildes palavras que dificilmente alguém repetirá. Foi-se um tempo de magia, do puro envolvimento da raça nordestina com o charme carioca, fusão perfeita ao amor que eclodiu na inesquecível década de 2000. É duro saber que tudo um dia acaba e que a idade chega para todos. E pensar que, há dois anos atrás seu nome era consagrado nos quatro cantos do Brasil, para hoje nem sequer um reconhecimento público merecer...
Ronaldo Angelim se despede do Clube de Regatas Flamengo, sua fantasia e seu sonho realizado, como ele mesmo dizia: "minha maior vaidade é ver o Flamengo ganhar", um privilégio para poucos mortais, uma saga que será dificil uma reprise, levando em conta as adversidades que se apresentam hoje. Em seis anos de matrimônio com a realidade que sempre desejou, títulos (Copa do Brasil 2006 - Carioca 2007/2008/2009 e 2011 - Brasileiro 2009), inclusive de Herói do Hexa e uma identidade que orgulha a todos aqueles que conheceram o 'Magro de Aço', sua sinceridade ao pedir pra não jogar, ao admitir o cansaço, até mesmo provocar a admiração inimaginável de um ilistre vascaíno: seu pai, Tota. Duvido que neste século algum outro filho de Porteiras terá sorte igual.
Por tudo o que representou e representará pelo resto da história do Flamengo e sua legião de apaixonados, simbiose tida como religião, resta apenas um sonoro OBRIGADO ANGELIM!
Receba, como homenagem final, essa canção de Moacir Franco, feita para um outro imortal do futebol.
Sua ilusão entra em campo no estádio vazio,
Uma torcida de sonhos aplaude talvez,
O velho atleta recorda as jogadas felizes,
Mata a saudade no peito driblando a emoção.
Hoje outros craques repetem as suas jogadas,
Ainda na rede balança seu último gol,
Mas pela vida impedido parou,
E para sempre o jogo acabou,
Suas pernas cansadas correram pro nada,
E o time do tempo ganhou.
Cadê você, cadê você, você passou,
O que era doce, o que não era se acabou,
Cadê você, cadê você, você passou,
No vídeo tape do sonho, a história gravou.
Ergue os seus braços e corre outra vez no gramado,
Vai tabelando o seu sonho e lembrando o passado,
No campeonato da recordação faz distintivo do seu coração,
Que as jornadas da vida, são bolas de sonho.
Que o craque do tempo chutou.
Cadê você, cadê você, você passou,
O que era doce, o que não era se acabou,
Cadê você, cadê você, você passou,
No vídeo tape do sonho, a história gravou.
Merece uma despedida honrosa... Afinal foi o herói que tirou o tme do Flamengo de uma fila de mais de uma década de um brasleirão.
ResponderExcluirÍdolo do meu Mengão!
COMENTÁRIOS DE TORCEDORES DO FLAMENGO SOBRE ANGELIM: (Fonte: flamengorj.com.br)
ResponderExcluirAUTOR: Raça Amor e Paixão ôôôôô Meu Mengão
Ao contrário da grande maioria dos jogadores adeptos da moderna cafonice, ele não gosta de espalhafato. É simples, modesto, sereno, reservado. Não aprecia as frivolidades do marketing, não desfila em carrões, nem sobe ao pódio olímpico grudado no celular, como o craque da seleção de bronze na China. Tem classe. Mesmo num clube chegado a bravatas, não vive delas nos microfones. Não pinta o cabelo de amarelo, nem de vermelho, nem de cor de abóbora. Quando faz gol - e ele também faz gol! - não rebola o bumbum, não mexe as perninhas, nem desfila com provocações à torcida rival. Não usa colares, nem echarpes, nem anel no dedo do pé. Não se mistura a pitboys. Tem compostura. Joga sério . É um modelo de profissional, de compromisso, de entrega a seu clube. Quem será? É fácil. RESPOSTA: Ronaldo Angelin
COMENTÁRIOS DE TORCEDORES DO FLAMENGO SOBRE ANGELIM: (Fonte: flamengorj.com.br)
ResponderExcluirAUTOR: SEGUNDA PELE
Se a diretoria não fazer uma homenagem nos torcedores temos que fazer amanha galera. Obrigado Angelim honrou nosso manto sagrado ele e Fabio Luciano melhor dupla de zaga que ja vi no Flamengo.
03/12/2011 às 14:35
AUTOR:Mengão de corpo e alma.
ResponderExcluirVerdade Feliz, vejo o Ronaldo Angelim como um grande exemplo, tanto como pessoa como profissionalmente.
03/12/2011 às 14:27
MENGO XP
ResponderExcluirangelim foi um dos jogadores mais profissionais qui eu ja vi atuar pelo flamengo,, nunca reclamou de ficar no banco,, esse merece uma honrraria do clube...
03/12/2011 às 14:27
_____________________________
Raça Amor e Paixão ôôôôô Meu Mengão
Concordo Mengol tambem acho que ele merecia um cargo no clube. Uma coisa ele NÃO é. PILANTRA E LADRÃO.
03/12/2011 às 14:22
______________________________
MEU NATAL É EM 03 DE MARÇO - DATA DE NASCIMENTO DO MESSIAS " ZICO " O SALVADOR
tem que fazer justiça - TUDO BEM QUE O ANGELIM NÃO FOI BEM EM 2011 , PORÉM A NAÇÃO RUBRO NEGRA TEM POR OBRIGAÇÃO SAUDÁ-LO POR TODOS ESTES ANOS DE AMOR E COMPROMETIMENTO AO CLUBE . ELE NOS TIROU DE UMA FILA DE 17 ANOS. TETRA CAMPEÃO CARIOCA 2007-08-09-2011/ CAMPEÃO DA COPA DO BRASIL 2006 - CAMPEÃO BRASILEIRO DE 2009 . Muito obrigado MAGRO DE AÇO . QUE TENHA SORTE NO FORTALEZA.
03/12/2011 às 14:12
fonte: flamengorj.com.br
PIOR QUE SE DESPEDIR DO FLAMENGO SEM UMA JUSTA HOMENAGEM SERÁ SE ELE VIER ENCERRAR A CARREIRA NUM TIME DA TERCEIRA DIVISÃO QUE ANDA VENDENDO O ALMOÇO PRA COMPRAR A JANTA. AÍ É QUE É ESQUECIMENTO, FIM DA LINHA OU GAME OVER. VAIS MANCHAR A CARREIRA VITORIOSA? SE QUISER AINDA DÁ PRA JOGAR UM ANO NO VOZÃO.
ResponderExcluirDesculpe meu caro Luis Carlos Coutinho, mas tenho duas correções a fazer, uma pode ser tomada como brincadeira, porém outra é um crítica, construtiva ou não.
ResponderExcluir1°: Os urgubus só tem 5 títulos reconhecido pelo orgão máximo do futebol Brasileiro, a CBF, então seria pentacampeão!
2°: E MAIS IMPORTANTE:Essa frase me deixou chateado, como filho de POrteiras: "Duvido que neste século algum outro filho de Porteiras terá sorte igual."
Vc quiz dizer tal sorte de sair do mato e ganhar dinheiro fácil, jogando bola? Ou até mesmo ganhar na mega sena?
Ou vc quiz dizer sair de Porteiras, do nada e lutar por uma vida digna, estudando, trabalhando pra conseguir realizar seus sonhos, suas metas ?
Não desmerecendo o Angelim, mais Porteiras tem e terá muitos cidadãos capazes de tamanha sorte, caso se dediquem e busquem seus sonhos, pois todos são merecedores!
Como Vascaíno parabenizo o Angelim pela sorte!
MEU CARO WAGNER, EU ENTENDI SEU COMENTÁRIO E NELE PERCEBI O 'SINTOMA' VASCAINO, MAS PENSO QUE, O SENTIDO DE 'PENTA' ESTÁ NA ALMA RUBRO-NEGRA, COM OU SEM VEREDICTO DA JUSTIÇA, PERMITA-ME UMA RUDE COMPARAÇÃO, MAS É COMO O SERTANEJO ACREDITAR EM O PADRE CICERO É SANTO SEM ELE SER RECONHECIDO PELA IGREJA COMO TAL. SOBRE A QUESTÃO DE 'DUVIDAR' DA SORTE, FALO ESPECIFICAMENTE SOBRE FUTEBOL, NAO SOBRE LOTERIA, MEDICINA, ENGENHARIA OU QUALQUER OUTRA ATIVIDADE QEU, ALÉM DA SORTE DEVE HAVER RESPONSABILIDADE. FALO SOBRE FUTEBOL, E COMO MORO EM PORTEIRAS HÁ 10 ANOS TENHO ACOMPANHADO ATENTAMENTE OS JOVENS QUE TEM POTENCIAL, ALGUNS DELES MAIS DO QUE ANGELIM ATÉ, MAS NÃO TÊM DETERMINAÇAO. EX: ESSES DIAS CHEGOU UM JOVEM ATLETA DE SÃO PAULO AQUI, NA CASA DE UM AMIGO, E FOI BATER BOLA COM TURMA DAQUI NO CAMPO. DEPOIS DA ATIVIDADE A PRIMEIRA COISA FOI OS 'AMIGOS' O CONVIDAREM PARA 'TOMAR UMA' NO BAR E ESTES SE SURPREENDERAM COM A RECUSA DO RAPAZ: "EU NÃO BEBEO, SENHOR!" OU SEJA, O GRANDE PRAZER INFELIZMENTE FOI INVERIDO, AO INVÉS DE ACRDITAR QUE A BOLA VAI RESOLVER À VIDA, ALGUNS ACHAM QUE O ÁPICE DO FUTEBOL É UM COPO DE CERVEJA. ENTENDA O QUE FALEI!
ResponderExcluirConcordo plenamente com o que você disse, sobre a sorte! Ele teve determinação! Enquanto outros não tem, sei bem disso! Então concordo com o "Duvido que neste século algum outro filho de Porteiras terá sorte igual." Pois no Futebol duvido mesmo alguém que tenha tamanha sorte!
ResponderExcluir