VAMOS PROTEGER NOSSAS CRIANÇAS E ADOLESCENTES!


Maio é movido por mais um desafio, um dos mais sensíveis atualmente, e Porteiras sai na frente em defesa da vida com dignidade. Numa iniciativa do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente - CMDCA, através da Secretaria Municipal de Assistência Social e sua rede de atendimento (Centro de Referência de Assistência Social – CRAS, Conselho Tutelar e Centro de Referência Especializado de Assistência Social), o município apresenta suas ações dentro da Campanha de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, um mecanismo social que tem por objetivo mobilizar, informar e sensibilizar a sociedade Porteirense para o engajamento no combate ao problema recorrente no país.

O projeto será executado durante todo o mês de maio, sendo o dia 18 escolhido como Dia Nacional de Combate ao abuso e exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Neste dia, em 1973, em Vitória (ES), uma criança foi sequestrada, violentada e assassinada. Seu corpo apareceu seis dias após o crime, e os criminosos nunca foram punidos. A repercussão do caso trouxe força a luta em defesa dos direitos das crianças e adolescentes e fez com que a data fosse instituída. 
De acordo com dados do Conselho Tutelar de Porteiras, durante o ano de 2016 foram registrados 9 (nove) casos de abuso sexual com crianças e adolescentes e 6 (seis) casos no período de janeiro a abril de 2017. Comparando os dados, comprova-se o aumento de casos no município. 
Com a finalidade de prevenção, apresentamos a proposta intersetorial, envolvendo como parceiros os coordenadores pedagógicos e professores de ensino infantil e fundamental da rede pública de educação do munícipio de Porteiras, para que estes de tornem multiplicadores de informações: membros do Conselho Tutelar, CREAS Regional e CRAS I, II e III.  


CRONOGRAMA
Entre as principais atividades programadas, merecem destaque: exposição de mascote, distribuição das caixas de denúncia/Conselho Tutelar, entrevista na rádio local (com a psicóloga Bianca Pinheiro, dia 18), organização de material e resultados a serem apresentados, reunião ampliada para apresentação dos resultados.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FÁBIO PINHEIRO ENTREGA LISTA DE PRIORIDADES AO GOVERNADOR CAMILO SANTANA!

PREFEITO FÁBIO PINHEIRO ANUNCIA NOVOS SECRETÁRIOS!

JORNADA PEDAGÓGICA 2017 É LANÇADA EM PORTEIRAS!