UMA ENCICLOPÉDIA POR NOME NAPOLEÃO!


Eu recebi das mãos dele, autografada, esta Revista Cariri que dedica amplo espaço a um grande amigo, e recomendo aos que puderem lê-la:
- Se você tem curiosidade sobre a história do Cariri, fatos e relatos que dificilmente encontraria na biblioteca, ou se é do tipo de que se apega aos mínimos detalhes das narrativas orais, procure a pessoa certa com quem conversar. Mas, se de repente tem dúvidas sobre a medicina, e, muitas vezes tem receio de consultar um médico sobre algum problema que você desconfia, mas evita os exames, leve um dedo de prosa com quem tem na ciência médica uma causa de vida. E você não vai ter que percorrer grandes centros para encontrar alguém com este perfil, basta ter a sorte de ir até o sítio Saco, nos arredores do sopé da Serra do Araripe, em Porteiras, e lá avistar um senhor de 87 anos, sentado em sua cadeira ao lado de uma bengala e com olhar compenetrado nas belezas da 'majestosa' Chapada: é Dr. Napoleão Tavares Neves, um octogenário médico, historiador, contador de histórias e 'estórias', sereno e simpático ao mesmo tempo, um tipo de homem a frente do seu tempo.

Mas o que este jardinense de nascimento e porteirense por adoção tem de especial para mim? Tudo. Sobretudo a forma humana como trata as pessoas, desde a insistência pelo trabalho médico - geralmente gratuito - mesmo contra a vontade da família, por conta de sua condição de saúde, até o cuidado em conversar, respeitando os níveis de diálogo, olhando no olho e sua riquíssima memória apaixonada pelo Cariri, mais ainda, sobre Porteiras.

Doutor Honoris Causa pela Universidade Regional do Cariri, autor de diversas obras, como Cariri Cangaço, Coiteiros e Adjacências, Primeiro Templo Católico, etc. Dr. Napoleão é um homem inquieto, como tem que ser o pesquisador, ainda em vida, deu o seu nome à Unidade Básica de Saúde do seu recôndito sitio Saco, e no auge de sua vida bem vivida entre a arte da medicina, o amor pela literatura, a gratidão aos mestres Dr. Leão Sampaio e Dr. Pio Sampaio, o encanto sempre vívido em suas palavras ao falar de sua esposa Socorro e das filhas Raíssa, Míria e Járcia (todas médicas como o pai), Napoleão Tavares Neves é, para mim, um dos melhores seres humanos que já conheci.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PURA SEMELHANÇA OU MERA COINCIDÊNCIA?

O BRILHO PORTEIRENSE QUE ATRAVESSA FRONTEIRAS

A TRISTE PARTIDA DE UM SACERDOTE