LIDERANÇA NACIONAL

Não,você não está maluco nem eu estou falando sobre futebol, afinal o campeonato cearense nem terminou ainda. É fato que o Ceará (não o Sporting Clube) mas tricolores, icasianos e bugrinos estão na mesma posição do ranking nacional... de DENGUE!

Diario do Nordeste
O balanço parcial do primeiro trimestre da dengue, feito pelo Ministério da Saúde (MS) e divulgado ontem, aponta novamente o Ceará como líder em número de óbitos pela doença no País. Entre 1º de janeiro e 31 de março deste ano, foram confirmadas, no Brasil, 95 mortes pelas formas mais graves doença. Deste total, 20 óbitos foram registrados no Ceará. O estudo do MS indica ainda, uma variação de 900% no número dessas mortes no Ceará em relação ao mesmo período de 2010, quando o Estado teve apenas dois óbitos. Além disso, os casos graves confirmados demonstram uma variação ascendente de 208% se comparado ao ano passado. 
Hoje, somam-se 123 casos, e na mesma época de 2010 eram somente 40. Já em relação a forma clássica da doença, os dados locais também vão totalmente na contramão da tendência do restante do País, que percebeu uma redução de 43% nas notificações de dengue clássica. O Ceará é a sétima unidade da federação com maior número de notificações, exatas 16.659, quando na mesma época de 2010, esses números só chegavam a 3.883. Segundo dados do MS o Ceará seria o terceiro estado a declarar epidemia. Pois o Amazonas foi o primeiro e Acre o segundo. Com relação ao dengue 4, com a confirmação do Estado, sobre para nove o número de unidades da federação atingidas. 
Ao todo constam 26 casos confirmados do sorotipo 4, distribuídos pelo Piauí, Pernambuco, Bahia, Rio de Janeiro, São Paulo, Amazonas, Pará e Roraima. Com os dois casos do Ceará, já podem ser 28 os infectados.

Comentários

  1. Há alguns dias foi noticiado no diário do Nordeste, que a pesquisa para produção em grande escala da vacina contra a dengue no Ceará, estava interrompida por falta de recursos.

    Vale lembrar que a UECE desenvolveu a vacina, mas não tem recursos para proseguir com os testes que viabilizariam em dois ou três anos sua distribuição.

    Assim ninguém vai ameaçar essa triste lideranla.

    João Paulo

    ResponderExcluir
  2. Olha, JP é lamentável porque a gente percebe uma triste inversão de valores. Suspeito que se fosse um instituto americano ou britânico patenteando essa vacina já teríamos fiadores, mas como parte do nosso humilde Ceará, com bravura e boa vontade de nossos cientistas, ainda ignorados pelo poder central, vai ser dificil viabilizar mesmo. É muito triste essa 'cultura' de valorizar os 'importados' e desprezar os valores de casa.

    ResponderExcluir
  3. E DIGO MAIS> Até hoje (dia 08 abril) já são 20 óbitos por dengue no Ceará em 2011, contra 21 durante todo o ano passado e representamos grande fatia nordestina, porque foram 32 mortes na macro-região e ai 20 pro Ceará e 12 para os outros estados juntos e dos 92 óbitos ocorridos no Brasil, ou seja, para o restante da unidade dos mais de 20 estados da federação, restaram 72 mortes.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

PURA SEMELHANÇA OU MERA COINCIDÊNCIA?

O BRILHO PORTEIRENSE QUE ATRAVESSA FRONTEIRAS

A TRISTE PARTIDA DE UM SACERDOTE