VOCÊ SABIA COMO OS PORTEIRENSES MAIS OCUPADOS ACHAM TEMPO PARA ESTUDAR?


A policial Leidiane Florêncio da Silva, 34, tem desde 2013 os dias de folga na semana preenchidos com as atividades acadêmicas do curso de graduação à distância no Instituto Universidade Virtual, da Universidade Federal do Ceará (UFC). A carreira na Polícia Militar foi simultânea à graduação em Letras - Português, continuada em meio às viagens pelo Estado. “Quando eu passei no vestibular, trabalhava no Interior e não tinha condições de ir à aula todo dia. Com a educação a distância, consegui adequar e foi muito confortável”, diz. A estudante integra uma estatística que só cresce: o Censo de Educação Superior de 2016 contabilizou quase 1,5 milhão de matrículas em cursos de graduação a distância.

O censo da Associação Brasileira de Educação a Distância (Abed) indica que o número de novas instituições ofertando EAD aumentou 22%, enquanto a dos que oferecem educação em geral cresceu 4%. “A maior barreira da EAD, segundo o diretor do Instituto UFC Virtual, Mauro Pequeno, ainda é a adaptação das pessoas a um modelo que rompe com o tradicional. Leidiane lembra que a sua primeira cadeira da graduação foi baseada nessa familiarização com o aprendizado online. Além do acompanhamento de professores na plataforma virtual, é possível buscar auxílio presencial nos polos fixos do Instituto.

Os diplomas de educação à distância valem da mesma forma que os de cursos presenciais e, com as recentes mudanças do Ministério da Educação (MEC) na legislação, o preconceito tende a ficar cada vez mais para trás.


Fonte: O Povo


PORTEIRENSES ADEREM
Em Porteiras, é cada vez mais comum a adesão de egressos do ensino médio ou pessoas que possuem outra graduação, mas que não têm justamente tempo para se deslocarem até outros centros a fim de estudar. Nos últimos 05 anos, dezenas de profissionais, sobretudo professores, têm conseguido cursar o nível superior através da Universidade Federal do Ceará (UFC) e UECE - Universidade Estadual do Ceará, que ofertam disciplinas nas áreas de Letras/Língua Portuguesa, Letras/Inglês, Matemática, Química, Gestão Pública, Administração, entre outros, que funcionam no Centro Vocacional Tecnológico de Brejo Santo. Nesta modalidade, os alunos frequentam o pólo em média de uma a duas vezes por semana.


Luis Carlos Coutinho, Nota da editoria.






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PURA SEMELHANÇA OU MERA COINCIDÊNCIA?

POPULAÇÃO DE PORTEIRAS 'ENCOLHEU' EM 10 ANOS

A TRISTE PARTIDA DE UM SACERDOTE