EDUCAÇÃO INCLUSIVA MOSTRA COMO PORTEIRAS CUIDA DE ALUNOS ESPECIAIS!


O Instituto Educacional João Filgueira Sampaio tornou-se um centro de excelência em educação, justamente por desenvolver o formato inovador de Escola Regular com Processo Educacional Inclusivo, atendendo alunos com deficiência intelectual ou múltipla, de acordo com um cronograma metodológico adaptado à realidade de cada estudante. 

Atualmente, 42 alunos são atendidos em 05 turmas na escola que funciona no bairro das Populares, e juntos a uma clientela regular, os ditos 'especiais' realizam atividades em contra-turno escolar, na Escola Franklin Pinheiro, onde estão à disposição do município as salas multifuncionais, próprias para as práticas diferenciadas. Em Porteiras, há 03 salas neste perfil, sendo uma na sede e duas na zona rural. 


Os professores que acompanham as turmas passam por formação continuada e formações específicas, e dividem seus afazeres didáticos com psicopedagogos, professores formados em Libras - Língua Brasileira de Sinais, entre outras especialidades. Também fazem parte deste trabalho em rede, profissionais da Residência em Saúde (psicólogos, nutricionistas, enfermeiros, assistentes sociais) e as divisões dos Cras - Centros de Referência da Assistência Social do município, Creas - Centro Regional Especializado da Assistência Social, CEO - Centro de Especialidades Odontológicas, e Conselho Tutelar.

Para o Governo Municipal, especial mesmo é a forma como a Educação deve tratar o cidadão porteirense, de forma igual, mesmo os que são diferentes, e superando suas necessidades, tornam-se protagonistas do presente e uma aposta do futuro. 


CONFIRA MAIS FOTOS DO TRABALHO EDUCACIONAL






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PURA SEMELHANÇA OU MERA COINCIDÊNCIA?

POPULAÇÃO DE PORTEIRAS 'ENCOLHEU' EM 10 ANOS

A TRISTE PARTIDA DE UM SACERDOTE