ENTRE 'PAZ & AMOR', PREFIRO A RAZÃO!

Desculpem-me pela interpretação (e toda ela é livre), mas acho que o Brasil vive um momento delicadíssimo com essa última ação. Lula é corrupto? É inocente? Tudo é pressão da mídia que estaria a favor da elite, logo, contra a camada social mais baixa? Sinceramente eu não sei responder, e penso que todas essas perguntas procedem, todas têm um fundo de razão, porém, minha preocupação maior que é com o clima de 'facção' que se instala no país: de um lado, os adeptos ao 'Lulismo'; do outro, os 'anti-Lula', e como a própria história humana já nos ensinou, é um risco o extremismo social.
É possível que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva saia fortalecido após essa 'metralhadora' da Lava Jato. Sim, como também pode ser desmascarado, se realmente tiver débito. A grande verdade é que ele é uma figura emblemática, capaz de chorar com muita facilidade a fim de arrancar piedade, e automaticamente apontar o dedo em riste, em tom ameaçador aos seus adversários. Lula nasceu pra dividir opiniões.

Mas eu repito que o risco é o extremismo, essa espécie de 'republicanos x democratas' que hoje remonta a ideia de PT e PSDB. 
Odiar o ex-presidente me parece um erro de cálculo. Amá-lo, me parece um perigo. Para tanto, basta olharmos para os exemplos da Venezuela, Cuba, Coréia do Norte, Síria... Não que eu queira comparar em grau absoluto, afinal, cada uma dessas nações tem uma cultura própria, mas já imaginaram ele sendo eleito em 2018 e mandando fechar a TV Globo? Seria o correto? Ou já pensaram ele perdendo as eleições pro Jair Bolsonaro e o país voltando a ser liderado pelo militarismo, como o próprio Jair já anunciou? Dúvidas e mais dúvidas.
Pessoalmente eu me policiei muito para não entrar nessa de amor x ódio. Defendo que tudo seja investigado seriamente, sem espetáculo de mídia e sem abafa do governo querendo proteger ninguém, porque o Brasil está inflamado por uma inconsciência terrível, onde a população insiste em amar um personagem e assim torná-lo 'Deus', ou satanizá-lo.  Poucos se preocupam em buscar razão em suas decisões. 


Luis Carlos Coutinho.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PURA SEMELHANÇA OU MERA COINCIDÊNCIA?

POPULAÇÃO DE PORTEIRAS 'ENCOLHEU' EM 10 ANOS

A TRISTE PARTIDA DE UM SACERDOTE