A NOSSA HISTÓRIA EM VERSOS E SENTIMENTOS!



         

De tão imenso esplendor me veio uma inspiração,
De acentuar meus encantos e proclamar meu amor,
Por notável prodígio, que emana dessa razão.

Não fosse tu de terras férteis e vivas,
Não tivesse tu o berço de lutas e conquistas,
Não vivesse em ti o acervo da historia do Cariri,
Motivo nenhum eu teria pra justificar essa paixão,
Ou me valia de outras vistas, que invalidariam essa confissão.

Lugar de homens bravos, harém de altivas mulheres,
Pedaço de vida herdado de batalhas, não de súplicas ou ganâncias.
No alcance das ideias, da sapiência de teus conquistadores,
E, vez por outra, na rigidez dos teus defensores.

Do alto da serra, onde esteve Lampião,
Do sopé, onde reinou a epopeia das Guaribas,
De todo lugar eu vejo tua graça,
Vejo tua face e paquero teu glamour.

Tímido recanto que deu à luz historiadores e políticos de fibra,
Onde, a todo instante nascem resignados senhores da força do Estado,
Porque és celeiro de militares e civilizados autores de cobiçada história

Aí está você...aos 59 anos esbanjando juventude e charme,
Sem descuidar da maturidade com que acolhe seus filhos
Meio século apenas...
Forte, impávida e guardadora de tantos mistérios,
Alguns que residem dentro de um coração e outro,
Mas nunca revelados, pela ética particular dessa “Senhora dos 50”.

Não há quem não sonhe com tua realidade,
Porque deténs invejável produção rurícola como poucos o fazem,
Porque conservas o espírito de fé e lealdade, como poucos o fazem,
Porque progride e prospera, como ninguém o faz,
Porque aprendeu fazer história, como todos fazem...
...Mas nem tanto em tão pouco tempo.

Porteiras de Fora – Conceição do Cariri – Porteiras...
É difícil falar de ti,
Mas te conhecer e não te amar é impossível.

 Luis Carlos Coutinho

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PURA SEMELHANÇA OU MERA COINCIDÊNCIA?

POPULAÇÃO DE PORTEIRAS 'ENCOLHEU' EM 10 ANOS

A TRISTE PARTIDA DE UM SACERDOTE