É 10 DE NOVO!!! Porteiras Emplaca 06 Escolas em Premiação Estadual!

O município iniciou contagem regressiva para receber a premiação do SPAECE 2014, ano avaliativo 2013, e para a grata satisfação da Educação municipal este ano foram 06 escolas premiadas com o selo Nota 10, pelo desempenho obtido no anterior.

Nos próximos dias 19 e 20 de Maio, uma caravana porteirense, a ser liderada pelo prefeito Manoel Novais, secretária Ledian Miranda Petrônio e demais professores das unidades vencedoras embarca rumo à Fortaleza, para participar da Solenidade oficial do Sistema Permanente de Avaliação do Ensino - Spaece/Alfa.


De Porteiras, as escolas premiadas são:
* Edvar Soares de Lavor (St. Serra da Mata); João Tavares Miranda (St. Frei Jorge); e Adalberto Leite Tavares (sede) - 2º Ano do Ensino Fundamental;
* João Tavares Miranda (St. Frei Jorge); Miguel Laurentino de Souza (St. Abreus); Orlando Bezerra (St. Vieira); e Beatriz Pinheiro da Costa (St. Muquém) - 5º Ano do Fundamental.

Este é o 6º ano consecutivo que Porteiras é destaque na premiação estadual, tendo a escola Miguel Laurentino de Souza, do sitio Abreus, como pioneira nesta categoria, ao ganhar o prêmio Escola Nota 10 pela primeira vez em 2008, e de lá para cá é destaque todos os anos, exceto em 2012, por força de norma: 2008/2009/2010/2011 e 2013, já que, pelo regulamento da Secretaria Estadual de Educação nenhuma escola pode ganhar o distinto prêmio 05 anos seguidos.


SAIBA MAIS
O Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Educação (SEDUC), vem implementando, desde 1992, o Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará – SPAECE.
O SPAECE, na vertente Avaliação de Desempenho Acadêmico, caracteriza-se como avaliação externa em larga escala que avalia as competências e habilidades dos alunos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, em Língua Portuguesa e Matemática. As informações coletadas a cada avaliação identificam o nível de proficiência e a evolução do desempenho dos alunos.
Realizada de forma censitária e universal, essa avaliação abrange as escolas estaduais e municipais, utilizando testes, com itens elaborados pelos professores da Rede Pública, tendo como orientação os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) do Ministério da Educação (MEC) e os Referenciais Curriculares Básicos (RCB) da Seduc. São aplicados, também, questionários contextuais, investigando dados socioeconômicos e hábitos de estudo dos alunos, perfil e prática dos professores e diretores.
Por considerar a importância da avaliação como instrumento eficaz de gestão, a SEDUC amplia, a partir de 2007, a abrangência do SPAECE, incorporando a avaliação da alfabetização e expandindo a avaliação do Ensino Médio para as três séries de forma censitária. Desta forma, o SPAECE passa a ter três focos:
  • Avaliação da Alfabetização – SPAECE-Alfa (2º ano).
  • Avaliação do Ensino Fundamental (5º e 9º anos) e
  • Avaliação do Ensino Médio (1a, 2a e 3a séries).
A idealização do SPAECE-Alfa surge em decorrência da prioridade do atual governo na alfabetização das crianças logo nos primeiros anos de escolaridade, expressa através do Programa Alfabetização na Idade Certa (PAIC). O SPAECE-Alfa consiste numa avaliação anual, externa e censitária, para identificar e analisar o nível de proficiência em leitura dos alunos do 2º ano do Ensino Fundamental das escolas da Rede Pública (estaduais e municipais), possibilitando construir um indicador de qualidade sobre a habilidade em leitura de cada aluno, o qual permite estabelecer comparações com os resultados das avaliações realizadas pelos municípios e pelo Governo Federal (Provinha Brasil).
A Avaliação do Ensino Fundamental, de natureza censitária, dando continuidade à série histórica do SPAECE, manteve-se com periodicidade anual, intercaladas aos ciclos do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica – SAEB. A referida avaliação é realizada nas séries finais de cada etapa do Ensino Fundamental, com a finalidade de diagnosticar o estágio de conhecimento, bem como analisar a evolução do desempenho dos alunos do 5º e 9º anos e os fatores associados a esse desempenho, produzindo informações que possibilitem a definição de ações prioritárias de intervenção na Rede Pública de ensino (estadual e municipal).


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