ERA UMA VEZ O FUTEBOL ARTE



Por Luis Carlos Coutinho.
O gol contra aos 45 minutos do fim, dando a vitória da Seleção da CBF sobre a Bósnia, nesta terça-feira (28/02/12), na Suíça, é o retrato fiel de um futebol, antes chamado de arte, hoje sem adjetivo específico, apenas substantivo: negócio. O Brasil ‘desaprendeu’ a jogar bola e o que antigamente nos fascinava, agora só aborrece.
Amistosos vendidos ao exterior,  contra times sem a menor expressão; a ideia de reformulação no futebol nacional, depois do fiasco da Copa 2010, que não aconteceu, pois ainda vemos caras sem brilho, como Júlio César, Ronaldinho Gaúcho e tantos outros; a imagem combalida de uma CBF, com seu condutor metido até o pescoço em denúncias de corrupção.
Incrível o que aconteceu com o Flamengo diante do Universidad do Chile, pela Copa Sul-americana e depois com o Vasco, eliminado pelo mesmo time, na mesma competição. Tivemos a eliminação do Corinthians pelo medíocre Tolima da Colômbia, na Libertadores de 2011; O São Paulo, eliminado pelo Libertad do Paraguai na Sul-americana do mesmo ano e outros lapsos que se perdem no esquecimento. Pra não dizer que não falei do Santos FC, caindo de 4 pro Barcelona na decisão do Mundial de Clubes... Vacilamos!
Um país que fez e faz sacrifícios financeiros para repatriar figuras como Ronaldinho Gaúcho, Luis Fabiano, Thiago Neves etc., que manteve Neymar a peso de ouro… E cai em qualidade para clubes sul-americanos sem o menor pudor de preparação. Às vésperas de uma Copa do Mundo em terra tupiniquim, onde persiste o dilema das obras nos estádios, onde permanece o drama do sistema de locomoção urbana, como o trânsito, a infraestrutura questionável das cidades-sede, que viram um caos com um simples bueiro estourado, o sistema dos aeroportos que já virou até motivo de chacota na imprensa mundial, o problema da violência urbana que se propaga como fogo em palha, e o vicioso sistema de corrupção politica que não inspira a menor segurança aos investidores internacionais...
O 7º lugar no ranking mundial da FIFA ainda está sendo generosidade!

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

PURA SEMELHANÇA OU MERA COINCIDÊNCIA?

POPULAÇÃO DE PORTEIRAS 'ENCOLHEU' EM 10 ANOS

A TRISTE PARTIDA DE UM SACERDOTE