"EU TE PEGO NO RECREIO!!"


Por Luis Carlos Coutinho
Se você acha que os famigerados Bullyngs são os únicos vilões, que somente na Assembléia Legislativa do Ceará professor é maltratado ou que apenas as grandes cidades sofrem com problema de violência nas escolas, então é bom ir se atualizando com a nossa própria realidade. Um garoto de 11 anos que tentou intimidar um professor numa escola rural de Porteiras e uma 'adolescente' (inocente) de 16 anos que colocou cola dentro do copo de água de sua professora numa escola da sede, são os últimos capítulos dessa onda nojenta de falta de respeito ao mestre, à instituição escolar e à própria vida. 

Para os dois casos apenas a estatística, já que 'rigor' é uma palavra banida pelo Estatuto da Criança e do Adolescente do atual vocabulário. É, adolescente que hoje engravida, que mata, que rouba, que humilha o semelhante, que usa droga, que 'casa e batiza', só não infringe a lei, pela ótica do ECA. Absurdo! Não bastasse o violento salário do professor brasileiro ainda ter que ser execrado publicamente, com a parcimônia das leis, brandas ao jovem protegido e estremamente cruéis ao adulto que ousar olhar com cara feia para os anjinhos de hoje em dia. 

É importante ressaltar que a violência escolar não vem desacompanhada de outros fatores. Não é algo que surge e termina dentro da sala de aula. É apenas uma das facetas dos variados tipos de violência que acercam o jovem diariamente: a violência familiar, social, estatal, verbal, física, comportamental, entre tantas outras. O aluno influenciado por tipos de violência em casa ou na rua é meio de transporte para que esta violência adentre as escolas.O assunto é vasto e merece muitas discussões e reflexões. Contudo, para o professor, além de combater as causas, é de imediata importância também entender e tentar controlar suas conseqüências. Na conta da  familia deve se creditar mais de 50% dessa dívida, pela simples insisitência de 'se livrar' dos filhos os enviando para a escola, como se bastasse. E nas horas vagas? A criança com muito tempo livre, ocioso, acaba por assistir a muitos programas violentos e que incentivam o uso de álcool, por exemplo. 

Não são apenas os alunos que são vítimas de crimes nas escolas, inclusive os professores são o alvo de violência e furtos nas escolas de todo o mundo. Alunos agredindo e ameaçando professores nas escolas é um fato cada vez mais comum pelo Brasil. O medo dos professores inibe as denúncias. Além das dificuldades pessoais causadas pela violência, os professores que se preocupam com a sua segurança podem ter dificuldade em ensinar e também podem abandonar profissão, indicam estudos. Sem falar das politicas interesseiras do governo cental quando adotou a cartilha de não-reprovação, mesmo que o aluno na aprenda nada, mas é bem mais fácil perder a cidadania do que a arrecadação . Alguns professores estão sob maior risco de se tornarem vítimas. Em um dos casos especificos de Porteiras, é sabido que nem mesmo a justiça teve um plano didático para resolver a questão da cola no copo, classificando como 'coisa de adolescente'. A aluna foi readmitida na escola e a professora 'vai ter que engolir' essa ordem.

E AGORA, JOSÉ? QUEM SE ATREVE A REPROVAR UM ALUNO?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PURA SEMELHANÇA OU MERA COINCIDÊNCIA?

POPULAÇÃO DE PORTEIRAS 'ENCOLHEU' EM 10 ANOS

A TRISTE PARTIDA DE UM SACERDOTE