PORTEIRAS É NOTICIA EM SITE DA GLOBO

A produção de abacaxi eleva a renda das famílias de pequenos agricultores do município de Porteiras, no Sul do Ceará. Dezesseis agricultores familiares fazem o plantio em 22 hectares e a produtividade, de 13.500 abacaxis por hectare, está na média nacional, segundo José Dias Ferreira, gerente da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce).
Até 2009, os agricultores plantavam mandioca e pequi. O cultivo do abacaxi começou com Cícero Antônio dos Santos. Dois anos depois, o agricultor e um irmão dele têm 40 mil pés plantados e em fase de colheita. Os frutos são das variedades pérola, o de tamanho maior e jupi, o menor. Estimulado pelos vizinhos, Vicente Cícero da Silva, 68 anos, também passou a cultivar abacaxi. Ele conta que a venda dos frutos a R$ 1,50 a unidade complementa a aposentadoria de um salário mínimo.
Os abacaxis de porteiras são vendidos nas feiras livres do Sul do Ceará. E a partir de 2012, as vendas podem melhorar mais ainda com o fornecimento para a prefeitura, de acordo com Reginaldo Rodrigues Ribeiro, secretário de Agricultura de Porteiras.

Comentários

  1. Boa tarde Luiz eu tbm vir a materia no g1 da GLOBO parabens para esse sucesso desses porteirensses cicero do sintraf abraços

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

PURA SEMELHANÇA OU MERA COINCIDÊNCIA?

POPULAÇÃO DE PORTEIRAS 'ENCOLHEU' EM 10 ANOS

A TRISTE PARTIDA DE UM SACERDOTE