FAZ PARTE DA MINHA VIDA


Vista Aérea - Igreja São Franciso

Por Luis Carlos
É a saudade que insiste em doer, é a distância que teima em separar, é a dor de um sentimento de perda. Baixio consegue ser, em sua dupla realidade, necessidade de distensão para se compreender o mundo lá fora e carência de um colo de mãe, quando o mundo cruel nos maltrata. Sair de Baixio é como ser mutilado, é como deixar a alma vagando pelas ruas tão singelas de outrora, em busca de outra sorte, e voltar ao Baixio é como respirar depois de tantos anos de sufoco em ares alheios, que tomamos emprestado por um tempo.
Semblante típico de interior, com seus largos braços da avenida central, o coração da cidade que pulsa em cada peito amante, a calmaria das praças que nem parecem habitadas, os ásperos vales da ponte da linha de ferro, as capoeiras do Caioprado ou as histórias e lendas das Pombas. De tudo se tem noticia, noticia que corre feito o vento solto nas ribanceiras do campo de futebol, a dar de cara com o nascente prometido, de um sonho que nunca se encerra. Existem mil maneiras de falar sobre essa terra, poética de qualquer um cordelista, dramática de um bom lavrador, cômica dos ‘causos’ de Totó, figura histórica, ou apenas simples de um povo pacato e hospitaleiro.
Cenário panorâmico do centro da cidade
Quem um dia parte desse lugar, leva na bagagem sonhos e desejo de voltar. Voltar é o primeiro dos sonhos. Quem aqui fica jamais pensa em se desvencilhar dessas entranhas, não se jogaria à desgarradura de uma separação à toa. Aqui e ali há outros progressos. Um rio que se desvia para matar a fome de milhões, uma ferrovia que se instala para escoar o peso da produção, um metrô que percorre à velocidade do mercado exigente, uma indústria que aos poucos vai mudando a paisagem e aspectos sociais de um lugar, um sistema brutal de violência que afronta o estado, um celeiro de médicos, cientistas, atletas e profissionais que fazem história, um novo cenário que ainda lhe tardará. Mas falta a essência de ser.  Viver longe de Baixio, é aprender muito sobre a vida, se fortalecer pras agruras do mundo, endurecer o coração às vezes, mas acima de tudo chorar à falta de um imortal amor. 
Antigo Prédio da Sociedade, o nosso 'Coliseum"
FESTA DE ANIVERSÁRIO PELOS 55 ANOS DE BAIXIO
Dias 10 e 11 de Setembro - 3º MotoCross (circuito radical irmãos ribeiro com animação das bandas  Forro e Jeito Manhoso e Flavio Pisada Quente)
Dia 12 de Setembro - Tenda Mix 
Dia 13 de Setembro - Pagodão S/A
Dia 14 de Setembro - Banda Forró Mais Eu - B A N D A   M A G N I F I C O S!!!
Dia 15 de Setembro -  à noite “FORÇA MÁXIMA” um show de coragem e frieza em cima de motos super potentes, além de ações radicais de carros turbinados. À noite, em praça  pública tem "Forró do Bole-Bole" e 'Bonde do Brasil'.

Venha participar da Festa dos 55 Anos de Emancipação Política de Baixio.                 
Na zona rural, açudes predominam a paisagem
Aqui, minha prole se diverte aos som das águas

Invejável arquitetura conserva história de Baixio
                    

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PURA SEMELHANÇA OU MERA COINCIDÊNCIA?

POPULAÇÃO DE PORTEIRAS 'ENCOLHEU' EM 10 ANOS

A TRISTE PARTIDA DE UM SACERDOTE