"É COMO SE VOCÊ ESTIVESSE À BEIRA DO GRAMADO"



Por Luis Carlos Coutinho
Sem merchandising nem ‘jabá’, mas pela primeira quero falar de um compêndio raro que retrata o futebol, ou melhor, os bastidores do futebol. O porteirense, pessoense, ipaumirinense, aurorense, lavrense, ufa! Jornalista e escritor Bento Soares abre uma lupa sobre a maior paixão do brasileiro. Fatos que a grande imprensa não registrou como tramas de bastidores, sátiras, grotescos equívocos jornalísticos, bizarras cenas nos campos, onde árbitros e atletas dividem os papéis de protagonistas e coadjuvantes e principalmente o futebol em toda a sua essência.
O livro Vendo o Jogo Pelo Rádio, do primoroso periodista que desafiou as leis do tempo, depois de emprestar parte de sua vida ao serviço público na instituição Banco do Brasil, paralelamente encontrando espaço para discorrer e exercer outro tema que residiu anos e anos sob seus cabelos hoje grisalhos, ilustra com ímpar precisão o karma que está na alma da Nação. E foi por sua total dedicação ao tema que Bento foi convidado a lançar o livro no Programa do Jô Soares, da TV GLOBO em 2006. 

PASSAGENS CURIOSAS DO LIVRO
Um jornal do Sul que jogou seu prestigio pelo ralo ao fazer o trocadilho de CARVALHO por CARALHO, num flagrante erro de impressão; algumas pérolas dos jogadores que não repetem com a língua a genialidade que fazem com os pés, como o nosso cearense Jardel, ex-Vasco, Grêmio e hoje no Criciúma (SC), ao comentar “como tem carro importado aqui!”, no dia em que chegou a capital nipônica de Tóquio; outro que vibrou ao pisar os pés em Belém do Pará, e inocentemente soltou é um orgulho jogar na cidade onde Jesus nasceu”, fazem do fabuloso trabalho de Soares um entretenedor a mais. Um poema dedicado ao eterno Mané Garrincha, frases imortais, os grandes jogos, tudo sobre as Copas do Mundo, biografias e particularidades dos profissionais do rádio e da TV que cobrem o futebol, completam a obra tão útil quanto exemplar de quem realmente ama o esporte coletivo mais difundido no mundo. 

Eu, Chico, Berlarmino (nomicrofone), Gambarra, Alex e Bento

NOTA DO AUTOR.
Em dezembro de 2007 fui recebido por Bento Soares eu sua residência, no bairro Manaíra em João Pessoa (PB) para um jantar, e entre contos e 'causos' do futebol, tive a felicidade de conhecer um grande espírito do jornalismo que, em pouco mais de 2 horas de conversa me valeu uma vida. Um dia após esse jantar, Bento foi o nosso cicerone em visita a pontos turísticos da simpática capital paraibana, num coletivo de amantes do futebol que, além de mim, contou com Dr. Chico de Isa, o repórter Marcelo Gambarra (na época Rádio Tabajara AM), o amigo Alex e o advogado Manoel, filho de Bento Soares. Nossa última parada, claro! Estúdios da lendária Rádio Tabajara de João Pessoa, onde participamos da programação esportiva, ao lado de Ronaldo Belarmino. Inesquecível.
Caso tenha alimentado sua curiosidade, leia Vendo o Jogo Pelo Rádio, afinal como virou bordão copiosamente repetido nas emissoras de rádio, “é como se você estivesse à beira do gramado”. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PURA SEMELHANÇA OU MERA COINCIDÊNCIA?

POPULAÇÃO DE PORTEIRAS 'ENCOLHEU' EM 10 ANOS

A TRISTE PARTIDA DE UM SACERDOTE