BEM-ESTAR, ECONOMIA, CONFORTO E CIDADANIA

Por Luis Carlos Coutinho
Pensando no conforto e comodidade dos porteirenses, o prefeito Manoel Novais formalizou para uma parceria que vai realizar o sonho de, no mínimo, cem familias carentes. Através do programa 'Troca Eificiente Coelce' um total de 100 geladeiras serão distribuídas no municipio para familias que comprovadamente se enquadrarem no sistema de baixa renda, mediante vencimentos nas tarifas de energia elétrica. 
Para participar do sorteio, o cidadão deverá se cadastrar no gabinete social que será montado no dia 26 de agosto na Praça 25 de Março, das 8h às 17h, conduzir sua documentação pessoal e comprovante de endereço (contas de luz) e se cadastrar. O sorteio será realizado às 19h e a entrega das geladeiras acontecerá um dia após (27/08/) no mesmo local, com a presença das autoridades municipais e representantes da consessionária de energia elétrica do estado.


SERÁ MAIS UMA AÇÃO MUNICIPAL MARCANTE NA VIDA DOS PORTEIRENSES.


SAIBA MAIS
Quem pode participar?
Pessoas classificadas como Baixa Renda, que têm uma geladeira velha para efetuar a troca e estejam em dia com a conta de energia.
Como sei se pertenço ou não à tarifa social de baixa renda?
Se, nos últimos doze meses, o consumo médio da residência é igual ou inferior a 79 KW, automaticamente o titular da conta de energia pertencerá à tarifa social de baixa renda. Se o consumo for de 80 a 220 KW, o titular da conta poderá ser classificado como cliente de baixa renda se este for beneficiário dos programas sociais do Governo Federal e possuir o cartão NIS (Número de Identificador Social).
A inscrição é gratuita?
Totalmente.
O que precisa?
Documento de identificação do titular da conta de energia, as duas últimas faturas devidamente pagas e uma geladeira em mau estado. É necessário ainda pertencer à tarifa social de baixa renda.


Economia
Trocando uma geladeira nova por uma velha, em mau estado, tem-se uma economia de energia de até 70%. Em watts, esse valor representa, para uma geladeira velha, o consumo médio de 90kw/hora/mês, enquanto uma nova consome somente cerca de 24kw/hora/mês. As geladeiras do programa Troca Eificiente Coelce têm selo de consumo tipo "A", que significa eficiência no consumo de energia elétrica.
De acordo com um estudo feito pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), a geladeira é responsável por quase um terço de toda a eletricidade consumida em uma residência. Quando velhas e em mau estado, além de consumirem mais que o normal, emitem gases que destroem a camada de ozônio, agravando, desta forma, o aquecimento global.
Os aparelhos velhos das pessoas inscritas e sorteadas irão para a reciclagem. Serão retirados das geladeiras o gás clorofluorcarboneto (CFC), nocivo à camada de ozônio, e resíduos como borrachas, fibras e metais. É importante lembrar que o gás não será liberado ao ar livre, pois deve passar por um processo de renovação para a retirada de impurezas (óleo e água) e, depois, voltar ao mercado a fim de ser reutilizado em outros aparelhos. As novas geladeiras possuem hidrocarboneto (HC), ao invés de CFC, um dos maiores responsáveis pela destruição da camada de ozônio, que protege a população dos raios ultravioleta. A decomposição deste gás poluente é difícil e pode durar até 150 anos.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PURA SEMELHANÇA OU MERA COINCIDÊNCIA?

POPULAÇÃO DE PORTEIRAS 'ENCOLHEU' EM 10 ANOS

A TRISTE PARTIDA DE UM SACERDOTE