06 DE JULHO: O DIA EM QUE BAIXIO SE AJOELHOU


(Foto apenas ilustrativa. Não corresponde ao fato)
Por Luis Carlos Coutinho
O crime não tem face, mas a covardia tem nome: omissão. Nunca na história de um país a vida esteve tão banalizada e a constatação não requer mais relatos dos grandes centros urbanos, pois é na singeleza do habitat que se fomenta e peste. Também, num país onde a máquina fundiu diante das falcatruas, onde o poder central estimula leis que patrocinam a impunidade em alegação à falta de estrutura carcerária, onde a figura do professor é tão cuspida quanto um tapete, onde as escolas assustam mais que os guetos, o que mais se podia esperar? Aos passos do desastre social deflagrado, Baixio viveu outro inferno esses dias.

Em plena luz da tarde da quarta-feira, dia 06 de julho de 2011, a estrada do sitio Picada com Várzea Redonda se transformou num verdadeiro campo minado. Barricada montada para fisgar iscas humanas alheias ao perigo iminente, acostumadas à calmaria do lugar. Veículos abordados, pessoas, crianças e idosos, amarradas, amordaçadas, surradas, humilhadas em sua suprema impotência. No bolso, prejuízo, no rosto trêmulo um fuzil encostado, como a senhora ‘X’, aposentada que quase enfartou ao conhecer na realidade nua e crua o que apenas imaginava existir na televisão. E foram minutos de tensão. Um pai de família espancado chorou as dores de um castigo que não merecia, outro alimentando formigas com sua própria carne, um jovem incrédulo ao perder a motocicleta que comprara com tanto sofrimento. Sofrimento menor que o daquele dia. Voltemos à fita e perguntemos: era no Baixio mesmo isso tudo?

Quis Deus que nenhuma vida fosse subtraída além dos objetos. Outra vitima foi obrigada a seguir com os ‘animais’ (com todo respeito aos animais) até o estado da Paraíba, como refém em seu próprio carro e mais tarde voltou pra contar a estória depois de tanto implorar pela vida. Quantos eram? Que rostos tinham? Ninguém sabe dizer e quem sabe jamais dirá, porque vivemos num Estado onde a sociedade tem mais medo do próprio Estado do que do crime. E cá entre nós, se tem algo organizado nesse país, é o crime!
Baixio apenas provou do aperitivo do que ainda está por vir, afinal de contas se o governo brasileiro não tem dinheiro para manter ‘monstros’ em seus devidos lugares, além das cercanias dos ‘bandidos’ que vivem em Brasília, a sociedade que se dane!

Comentários

  1. Falta investimento na segurança, mas principalmente na Educação. Não estou defendendo o crime, acho até repugnante, porém exitem muitos pais de famílias que se acham entre o crime e o choro do seu filho pedindo pão. Situação lastimável. O crime tem que ser combatido, mas peixe pequeno não adianta, tem de ser fisgados os grandes, que em sua maioria são deputados, comandantes das Polícias Militar e Civil, entre mais canalhas. É preciso coragem para enfrentar a corrupção também. Coisa não muito simples. Espero que tudo mude, mas minhas esperanças já estão pedindo para tirar férias, de tanto desgastada que está!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

PURA SEMELHANÇA OU MERA COINCIDÊNCIA?

POPULAÇÃO DE PORTEIRAS 'ENCOLHEU' EM 10 ANOS

A TRISTE PARTIDA DE UM SACERDOTE