CAOS ALTERNATIVO

Por Luis Carlos Coutinho
Agora é cada um por si. A falta de organização no transporte alternativo em Porteiras chegou a um nivel insuportável para as autoridades,  para os usuários, bem  como para os cidadãos comuns que transitam pelo centro da cidade. Carros estacionados na contra-mão, no meio da rua, em frente a garagens e rampas para cadeirantes nas praças, motoristas brigando por passageiros, imprudentes dando marcha à ré por longínquos percursos no centro urbano e um clima de tensão que intimida quem se arrisca a viajar. É o mais fiel retrato da baderna a qual foi submetida a imagem de uma pacata cidade, que ostenta belas praças, um serviço público de referência regional, menos o trânsito. 
O problema não é novo, pois já se notabiliza desde à criação da então Associação de Motorsitas Alternativos em 2004, célula que se desfez após problemas de relacionamento entre os pares e agora a situação está cada vez pior. Prova concreta disso aconteceu a alguns meses atrás quando dois motoristas foram às vias de fato e teve até faca pelo meio da história. Que horror! Ano passado, um acordo entre Prefeitura e Poder Judiciário amenizou o caos, quando a Administração Municipal demarcou espaços próprios para os táxis alternativos, topics e derivados se acomodarem para os embarques de rotina. Não durou dois meses, a estupidez de muitos acabou por transgredir às gregras que eles mesmos haviam concordado.
Não bastasse a sociedade ter que conviver com os 'aventureiros sobre duas rodas', empinando e arriscado a vida de muitos em acrobacias com motocicletas pelas ruas, ainda por cima não terem paz nem garantia de uma viagem tranquila para outras regiões. O QUE SERÁ DE NÓS?

Comentários

  1. Realmente, o trasporte alternativo em porteiras é um caos! Axo que a melhor saida seria a criação de novas associações e a criação de um demutran ou até mesmo o pró cidadania que nunca começa, ajudariam e muito no cumprimento das regras dessa novas associações...
    Luiz Seu blog está de parabens! Nos que estamos longe de nossa terra, estamos sempre informados apartir dele! Vlw cara!

    ResponderExcluir
  2. isto é uma coisa totalmente errada voce luis carlos uma pessoa tão culta esta fazendo este tipo de critica, pois eu acredito que estas pessoas que trabalham ai a maioria são pais de familia.
    que horor,sinceramente porteiras esta tomada por pessoas de coração e mente totalmente negativa.

    pense é reflita.

    ResponderExcluir
  3. penso eu q seu blog e muito democratico, então deixe todos veem estes comentarios que eu fiz.

    ResponderExcluir
  4. Sim, concordo que muitos pais de familia dependem única e exclusivamente desse meio. Mas uma coisa é querer trabalhar e outra é saber como trabalhar. Nao se pode simplesmente 'bancar' um negócio dentro da irregularidade, porque leis existem para ser cumpridas e no trânsito, como na vida, o meu direito começa quando o do outro acaba. Imagine Porteiras daqui a 20 anos mantendo sua vida urbana sem qualquer regra, sem qualquer ordem social. Eu digo porque sou vitima>: por duas vezes meu filho adoeceu à noite e tive que sair com ele nos braços, uma das vezes na chuva, porque minha garagem tava obstruida com carro em frente. Igual a mim têm vários que passam a mesma dificuldade e isso é desordem, falta de leis e falta de compromisso com o direito alheio. Defendo que todos possam trabalhar, mas tem que assumir responsabilidades.

    ResponderExcluir
  5. Voce sabe que Porteiras nao será pra sempre um municipio com apenas 15 mil habitantes. Vai aumentar a população e os problemas devem começar ser pensados agora e nao quando tiver com 50 mil habitantes. Ai ninguem mais controla. Ja que voce, na maior parte do tempo mais me critica do que apóia,tire 20 minutos do seu precioso tempo e assita às cenas ali na Praça da Liberdade. Veja a movimentação dos topiqueiros no centro ou pegue um carro até Brejo Santo e sinta na pele como é. Voce, asssim como eu, é um cidadão daqui, cabe a voce lutar por ordem, por um lugar onde seja possivel criar seus filhos longe dos riscos contantes, um lugar onde possamos EDUCAR A CRIANÇA DE HOJE PARA TERMOS QUE PUNIR OS ADULTOS DE AMANHÃ.

    ResponderExcluir
  6. REALMENTE, O TRANSPORTE COLETIVO DE PORTEIRAS NÃO É O MELHOR DE TODOS, BELEZA QUE MUITOS PAIS DE FAMILIAS TIREM UMA RENDA DESSE "TRABALHO", POREM ARRISCA A VIDA DO PASSAGEIRO, POIS SÓ SABE DA SITUAÇÃO QUEM DEPENDE DO TRANSPOTE COLETIVO DE PORTEIRAS-BREJO SANTO, O MAIOR EXEMPLO SÃO AS "CARAVANS" PORQUE NÉ, ALÉM DA SUPER LOTAÇÃO, FICAMOS A MERCÊ DE ALGUM ACIDENTE, QUE RARAMENTE ACONTECE GRAÇAS A DEUS, ALGUNS AINDA TRABALHAM DIREITO, MAIS OUTROS NÃO. REALMENTE VAI PREJUDICAR MUITAS FAMILIAS, VAI SIM, MAIS COMO O PROPRIO LUIS C. FALOU, PORTEIRAS HOJE TEM 15MIL HAB. MAS ISSO NÃO É ETERNO, A TENDÊNCIA É CRESCER, COMO ESTÁ ACONTECENDO, NÃO ESPERAR OCORRER ACIDENTES E ATÉ MESMO MORTES PARA "ARRUMAR" ESSES TRANSPORTES.
    ABS. FELIPE ARAUJO

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

PURA SEMELHANÇA OU MERA COINCIDÊNCIA?

O BRILHO PORTEIRENSE QUE ATRAVESSA FRONTEIRAS

A TRISTE PARTIDA DE UM SACERDOTE